A luminária de trilho pode ser considerada uma solução prática, barata e lindérrima de distribuir pontos de luz pelo teto do seu ambiente, sem precisar gastar muito ou perder espaço com rebaixo ou sancas de gesso. Vale a gente lembrar que, em um projeto de interiores, a iluminação deve vir sempre após o layout dos móveis. Isso quer dizer que é preciso definir a posição dos móveis e objetos antes de pensar nos pontos de luz. Assim sendo, separamos 11 imagens que nos mostram como podemos usar os trilhos e também vamos falar sobre algumas vantagens desse tipo de iluminação.
Vantagens da iluminação com trilho:
– Requer apenas um ponto de luz no teto e não demanda uma distribuição em vários pontos como fazemos com a iluminação embutida.
– Não diminui a altura do pé-direito e nem gastamos com forro de gesso.
– Permite distribuir pontos de luz sem obra, sem sujeira e possibilita que você mude essa distribuição a qualquer momento.
E você não precisa prender somente spots no trilho. Fazendo o mix com pendentes, por exemplo, a sua iluminação perde um pouco da vibe industrial e fica mais interessante, aconchegante e charmosa.
Vale ainda lembrar que esse tipo de iluminação, apesar de combinar com todos os estilos de decoração, tende a deixar o ambiente um pouco menos formal e com aquele tcham industrial. Para evidenciar a iluminação, você pode contrastar a cor do trilho e dos spots com a cor do teto. Mas se você quer deixar seu ambiente com uma pegada mais arrumadinha, vale utilizar-se de trilhos e spots da cor do teto.